Vídeo aulas veterinárias

RSS

e-Books veterinários

Radiologia Veterinária - Estudo Torácico
Juan Blancas

Radiologia Veterinária - Estudo Torácico

O tórax na rotina de clínicas, hospitais e laboratórios eBook

A realização de radiografias torácicas é comum na rotina da clínica de pequenos animais. A obtenção de radiografias do tórax de boa qualidade é relativamente fácil, contanto que alguns princípios básicos sejam seguidos. No entanto, a falta de atenção aos detalhes resultará rapidamente na perda de qualidade da imagem.

 

Para muitos exames radiográficos duas projeções ortogonais fornecem informações adequadas para uma avaliação radiográfica meticulosa.

 

Entretanto, existem circunstâncias especiais para o tórax que tornam a abordagem rotineira de dupla projeção ortogonal insuficiente. Diversos trabalhos descrevem a importância de três, quarto ou até mais projeções para avaliação radiográfica adequada da cavidade torácica, que pode variar de acordo com a suspeita (metástase – quatro projeções) ou estrutura (traqueia – cinco projeções) a ser avaliada.


TÉCNICA RADIOGRÁFICA


Para radiografar o tórax a técnica a ser utilizada é de alto pico de kilovoltagem (kVp) e baixo tempo de exposição (mAs). Esta técnica proporcionara maior contraste entre as estruturas a serem estudadas. Para pacientes de porte médio e grande podemos utilizar a grade antidifusora (bucky), que auxilia na melhor qualidade das imagens e na remoção da radiação dispersa.

 

Baixe o eBook completo clicando no seguinte link: eBook Radiologia Veterinária - Radiografia do tórax

 

 

 

Previous Article Oncologia Veterinária
Próximo Artigo Tudo o que você precisa saber sobre a radiografia da região pélvica
Print
5067 Rate this article:
1.0

Please login or register to post comments.

x