Vídeo aulas veterinárias

RSS

e-Books veterinários

Radiologia Veterinária - Estudo da Coluna Vertebral
Juan Blancas

Radiologia Veterinária - Estudo da Coluna Vertebral

Coluna Cervical e LateroLateral LL

As posições forçadas da coluna devem ser realizadas de forma suave para evitar agravar a patologia, de forma irreversível. A exploração radiológica de rotina do tórax requer de uma baixa tensão (kV) para aumentar ao máximo a escala de contraste do tórax, e uma alta corrente (mAs) para produzir uma escala de cinzas bem definida. O resultado é um contraste adequado entre o tecido ósseo e o tecido macio.


Coluna cervical
LateroLateral LL

 

Colocar o paciente em decúbito lateral, geralmente direito, com a coluna vertebral paralela à superfície da mesa. Para conseguir esta posição, é colocada uma peça de borracha entre a mesa e o pescoço do animal, centrada a nível C3-C4 aproximadamente.

Na maioria das vezes, dependendo da raça e do tamanho da cabeça do paciente, será necessário colocar também uma peça de borracha embaixo do focinho, para evitar a rotação ocasionada pelo menor volume desta zona. É conveniente também, colocar uma peça de borracha retangular entre as extremidades anteriores, para conseguir que estejam paralelas e para evitar a rotação axial.


As extremidades devem se esticar em direção caudal. Contudo, só é necessário a coluna cervical caudal, para evitar que os tecidos macios do braço e as costas se sobreponham sobre a área que se estuda. Para um estudo completo da coluna cervical é indicado realizar duas radiografias, centradas em C2-C3 e C5-C6.

Caso existam suspeitas de uma instabilidade vertebral, por exemplo, no caso de subluxação axial e de fraturas as luxações vertebrais, podem ser necessárias posições em estresse ou forçadas, em flexão ou em extensão da coluna, mas sem forçar a coluna em excesso, pois essa manobra poderia incrementar os sinais clínicos produzidos pela compressão medular.

 

 

Gostou da informação? Compartilhe nas suas redes sociais!

 

Print
10220 Rate this article:
4.0

Please login or register to post comments.

x