3 dicas essenciais para realizar um exame de ECG passível de laudo
Juan Blancas

3 dicas essenciais para realizar um exame de ECG passível de laudo

Contenção do paciente e posicionamento de eletrodos, artefatos e duração do exame

Você que trabalha atualmente com procedimentos anestésicos na sua clínica ou hospital veterinário, sabe da importância do exame de ECG na avaliação do risco anestésico do paciente. Porém, a realização deste exame requer de alguns cuidados para conseguir uma gravação do sinal elétrico do coração do paciente que seja passível de laudo.

É provável que você ou sua equipe de veterinários tenha se deparado com algumas dificuldades na execução dos exames de ECG, principalmente na contenção do paciente e colocação dos eletrodos.

 

1 Contenção do paciente e posicionamento de eletrodos 

O primeiro a ser tomado em conta é o decúbito do paciente, pois isto evita que o tamanho das ondas mude durante o exame, interferindo na interpretação do exame de eletrocardiograma (Laudo de ECG, pré-avaliação anestésica).

Por tanto, faça a contenção sempre decúbito lateral direito de maneira gentil para não estressar o paciente, posicionando os eletrodos conforme a seguinte convenção:

 

 

2 Evite interferências 

Outra consideração para evitar interferências de gordura da pele, é molhar o eletrodo com álcool e caso o paciente ter muito pelo se recomenda raspar a região onde será colocado o eletrodo. Clique no seguinte link para saber mais sobre como evitar artefatos no traçado do exame de eletrocardiograma: Tudo o que você precisa saber para realizar um exame de ECG de qualidade

 

 

3 Duração do exame

Ainda levando em conta todos os cuidados, alguns pacientes podem ficar estressados ou agitados durante a execução do exame, gerando interferências no traçado de eletrocardiograma. Por tanto, se recomenda realizar exames com uma duração mínima entre 3 e 5 minutos para garantir a gravação de trechos do traçado que permitam a correta interpretação do exame (Laudo de ECG, pré-avaliação anestésica).

 

Para maior detalhe assista o vídeo do Dr. Guilherme Pereira compartilhando dicas importantes que ajudarão você na realização do eletrocardiograma veterinário.

 

Aproveite e compartilhe com o colega 😉

 

 

Você quer aprimorar ainda mais sua técnica? Solicite sua inscrição gratuita no Curso de ECG veterinário (online).

 

Curso definitivo de ECG técnico

 

 

Print
17824 Rate this article:
4.7

Please login or register to post comments.

x
Loading
  • Assine Nosso Blog

    Fique por dentro das novidades. Receba nossas atualizações.