Conservador e cauteloso
Juan Blancas
/ Categorias: Pequenos animais, Ferox

Conservador e cauteloso

6 dicas para aumentar as vendas deste novo perfil de consumidor

A economia nacional continua enfrentando um momento delicado e isso é realidade em todos os mercados. Estes impactos, tanto econômicos quanto políticos, geram mudanças no comportamento da sociedade e, consequentemente, nos hábitos dos consumidores.

Segundo dados da Comac, o mercado de saúde pet, por exemplo, passou por um crescimento de apenas 8% no ano passado, em relação a 2015, espelhando o momento político-econômico que o país viveu. Com isso, traça-se um novo perfil de consumidor: mais conservador e cauteloso. Este comprador necessita de argumentos mais estratégicos de vendas que o mantenham interessado na compra, e cabe ao gestor buscar alternativas para atrair, fidelizar e até aumentar o ticket de compra deste cliente.

Este é um cenário não muito favorável aos negócios, já que hoje é comum que um consumidor saia de uma categoria premium de produtos e migre para uma categoria básica, que aos olhos dele proporcionam os mesmos benefícios ao animal, com um custo menor.

Todas essas transformações e mudanças geram necessidades diferenciadas de negócio, ou seja, aquele empresário que sempre investiu fortemente em produtos premium, deve repensar sua estratégia para produtos básicos, seu planejamento de preços e variedade de produtos. Desta forma, os empreendedores e distribuidores do mercado pet devem estar preparados para um público cada vez mais exigente na relação entre qualidade e preço acessível.

Listamos abaixo 6 dicas que vão te ajudar a evitar prejuízos, a manter o seu negócio ativo e em ascensão.

Reavalie suas contas

Analise e atualize suas contas e custos e veja onde pode evitar desperdícios. Água e luz podem ter impacto significativo no fechamento do mês e com a redução destas despesas, você pode aumentar sua receita líquida. Uma boa dica é treinar seus funcionários e conscientizá-los do desperdício de água no banho e tosa, da economia de luz e até mesmo a atenção no uso do telefone

Valorize o seu cliente

Fidelize o cliente que já compra com você. É importante mostrar a ele o valor e as vantagens de comprar no seu estabelecimento. Nesta fase, o relacionamento com o consumidor tem papel fundamental e o bom atendimento é um grande aliado.

Invista no treinamento da equipe

A qualidade do atendimento está intrinsicamente ligada ao treinamento de todos os funcionários envolvidos no seu negócio. Não adianta você ter metas estabelecidas e um bom relacionamento com seu cliente, se o seu vendedor não tem orientações de como o trabalho dele pode ajudar no cumprimento destes objetivos. A mensagem de comunicação da equipe deve ser única e sempre aproximar o cliente do negócio.

Venda mais para o mesmo cliente

Quando o seu cliente percebe o valor do seu produto ou serviço, fica mais fácil de oferecer opções de compra relevantes para ele. Mas lembre-se: é importante que a fidelização seja natural e alinhada às expectativas do cliente.

Invista sempre de forma consciente

Se você investe de uma forma estratégica e direcionada à redução consciente de custos, este é um ponto de vantagem para o seu negócio. Quando a economia melhorar e o mercado voltar a todo vapor, você, como empresário, estará à frente do seu mercado e estará pronto pra alcançar voos mais altos.

Expanda o seu atendimento

 

Em tempos de crise, se manter na zona de conforto nem sempre é a melhor saída. O mercado veterinário está crescendo e muitas inovações estão surgindo, como a consultoria veterinária e laudos especializados à distância, por exemplo. Esses serviços já são muito utilizados no exterior e estão chegando a todo vapor no Brasil.

 

Ao aderir a esse novo modelo, as clínicas têm aumento na especialização do atendimento oferecido, já que passam a contar com um time de especialistas ao seu dispor para analisar exames e emitir laudos oficiais e confiáveis. Além disso, as empresas que prestam esse tipo de serviço também investem no auxílio à gestão do negócio, oferecendo consultorias que vão desde o administrativo e financeiro, ao treinamento e capacitação da equipe.

 

A Ferox é referência no setor de Consultoria Veterinária e tem como principal objetivo impulsionar o faturamento das clínicas. Com o Programa de Aceleração Ferox, consultores especializados ajudam os negócios a atingir suas metas, apresentando um crescimento gradual e contínuo. Saiba mais sobre essa inovação!

 

Fonte: Revista Cães&Gatos, adaptado pela Equipe Ferox. 

 

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