Juan Blancas

Eletrocardiograma veterinário - registro da atividade elétrica do coração

Descrição do sinal e o sistema hexa-axial

O eletrocardiograma (ECG) é um registro da atividade elétrica do coração, que mede os impulsos elétricos que o estimulam e produzem a contração. É considerado o exame inicial de qualquer consulta cardiológica e é indicado em diversos cenários. Diante dos sintomas cardiorrespiratórios, o ECG deve ser a primeira medida para se obter um diagnóstico correto, e por consequência, um tratamento eficaz.

 

O exame também é necessário em casos de avaliação pré-operatória nos casos de: cirurgia ortopédicacastração eletiva, profilaxia dentariacastração patológica, etc., além de ser indicado anualmente em cães e gatos a partir dos 6 anos.

 

Derivações

Na eletrocardiografia, o conceito de derivação faz referência a uma combinação de eletrodos situados em determinadas regiões da superfície corporal, que formam uma linha imaginária no corpo onde são mensurados os sinais elétricos.

 

 

Os eletrodos se conectam em cada membro formando um triângulo equilátero, cujo centro seria o coração, formando o que se conhece como triângulo de Einthoven.

Derivações bipolares:

As derivações I, II e III são as derivações de membros, também denominadas como bipolares porque são compostas de dois eletrodos ativos.

 

Derivações aumentadas ou unipolares:

As derivações aVR, aVL, e aVF são derivações dos membros aumentados. São compostas por um só eletrodo ativo e obtidas com os mesmos três eletrodos das derivações I, II, e III; Porém, pode se observar o coração através de ângulos diferentes (ou vetores), pois o eletrodo negativo para essas derivações é uma modificação obtida ao se considerar conjuntamente as derivações I, II, e III, conectando-as na ponta entalhes negativa. Isto anula o eletrodo negativo e permite ao eletrodo positivo, tornar-se um "eletrodo explorador" ou derivação unipolar. 

 

O sistema hexa-axial

O sistema de referência hexa-axial, é o diagrama baseado nas derivações de membros do ECG. Ele utilizado para determinar o eixo eléctrico do coração (despolarização ventricular) no plano frontal. 

 

Receba avaliação pré-anestésica veterinária em até 2 horas! Garanta a chance do seu paciente não ter problemas, e sair do processo anestésico com vida e sem sequelas.

Print
18111 Rate this article:
4.4

Please login or register to post comments.

x
Loading
  • Assine Nosso Blog

    Fique por dentro das novidades. Receba nossas atualizações.